1- Seja simpática(o)
Nesse trabalho o que não vai faltar é contato direto com pessoas diversas e muita comunicação. O requisito básico é ser simpática(o) com todos. Desde a agência que irá fazer a contratação até, principalmente, o cliente que será abordado. Ser extrovertida(o) é também ponto extra.
Para abordar e interagir com os clientes é preciso espantar a timidez e esbanjar bom humor e simpatia.

2 – Tenha um currículo profissional e atualizado
Como em qualquer outra profissão, um currículo é indispensável para conseguir uma nova vaga. A grande diferença é que nesse meio você vai atrás de novas vagas várias vezes ao mês. Por isso é muito importante manter o seu currículo sempre atualizado.
E não adianta aparecer com o currículo convencional, falando onde terminou o ensino médio e sobre seus estágios em um escritório de advocacia. Ele deve ser um currículo de eventos. É preciso colocar informações como: altura, peso, manequim, experiências relacionadas a eventos e, principalmente, fotos recentes.
Pensando em uma apresentação mais profissional, os promotores têm a opção de

fazer o seu currículo online gratuitamente no Mooral.



3 – Tenha fotos profissionais e atuais

Nem é preciso falar que aquela foto com fundo de banheiro não é a melhor opção para valorizar a sua imagem e conquistar as agências e clientes, né? O trabalho como promotor de eventos exige principalmente postura e o primeiro passo para mostrar seriedade é com um book de fotos profissionais. Além disso, é preciso que elas sejam atuais. A aparência tem um peso importante na seleção de castings e as fotos devem condizer com a realidade de seu momento atual (se você está loira de cabelo curto, suas fotos não devem ser da época em que era morena com cabelos longos!).
Se você tem condições de fazer um book com um fotógrafo profissional, é o ideal. Caso contrário, também não há desculpas! Chame aquele seu amigo que leva mais jeito para a fotografia, vá para um ambiente legal (ou no exterior com um cenário bonito ou uma sala simples e com o visual bem clean) e peça para que ele tire algumas fotos de você. Assim é possível ter de 3 a 5 fotos que mostrem um close de seu rosto e seu porte de corpo inteiro. O importante é evitar um currículo somente com fotos selfie.

4 – Seja pró-ativa(o)

Não tenha medo de telefonar e ir pessoalmente às agências para se apresentar e mostrar-se disponível para trabalhar. Isso fará com que seja lembrado mais facilmente do que se você for apenas um email no meio da caixa de entrada lotada. Estabeleça conexões na área, o contato é muito importante. A promotora de eventos Júlia Lopes ligou todos os dias para as agências até conseguir deixar seu nome registrado e começar a receber ofertas de vagas.

5 – Esteja sempre ligado

Nesse universo tudo é muito ágil e dinâmico, novas ofertas surgem o tempo todo. Quem quer entrar na área tem que estar com suas antenas ligadas para aproveitar todas as oportunidades.
Muitas vagas são postadas nas páginas de perfil das agências no Facebook e principalmente, nos grupos dedicados a esse tipo de contratação de cada cidade. São diversos os grupos com nomes como: eventos em [cidade], ações e eventos [cidade], ações promocionais, entre diversos outros. Pesquise no seu facebook, peça para fazer parte do grupo e acompanhe as suas atualizações.

6 – Especialize-se

Os cursos específicos para a área de ações promocionais ainda são poucos, porém estão crescendo. Os promotores que investem em sua qualificação, seja com cursos de comunicação, línguas ou outros, terão um diferencial frente aos demais. É uma ótima diferenciação para quem não tem muita experiência.

7 – Não tenha medo de trabalhar

Por último, e não menos importante, em eventos as vagas são muito variadas e as ofertas serão de todos os tipos: desde entregar panfletos no sinal até ser recepcionista em um evento multinacional. Sempre haverá preferências por um tipo de vaga ou outra, mas a dica é disponibilizar-se para todas as vagas e assim aumentar sua credibilidade junto à agência pelo esforço e dedicação.

“O primeiro trabalho pode ser ruim, mas pode ter certeza que ao longo do tempo vai melhorar. [...] Foi assim que eu comecei.” Relata Júlia Lopes.
Fonte: Blog Mooral