OS DOIS FATORES MAIS IMPORTANTES PARA UMA EXPOSIÇÃO EFETIVA SÃO: A LOCALIZAÇÃO E A APARÊNCIA DO STAND.
A localização influencia de maneira significativa o tráfego de pessoas que passarão pelo seu estande, enquanto que a aparência ajuda as pessoas a decidirem se vão parar ou não para iniciar uma conversa com sua empresa.
Dito isto, separamos algumas dicas para melhorar a localização e aparência de seu stand de modo a criar uma exposição mais efetiva.

#1 ESCOLHA UM LOCAL DE ALTO TRÁFEGO PARA SEU STAND

Como citado anteriormente, o local do stand influencia significativamente o tráfego de pessoas que passarão pelo seu estande.

Tipicamente, o tráfego de pessoas é maior em algumas áreas, tais como: perto das entradas, praças de alimentação, salas de descanso, salas de seminário e perto dos grandes expositores.

Sendo assim, olhe a planta da feira e planeje o local do seu stand o mais perto possível desses locais.

Não se esqueça de evitar locais como: corredores sem saída, plataformas de carregamento e locais obstruídos por colunas – locais tipicamente de baixo tráfego.

#2 CONSIDERE COMPARTILHAR UM STAND

Olhando a dica #1 até parece fácil escolher o melhor local né? Normalmente não é bem assim!

Mesmo com um ótimo local planejado, conseguir uma boa localização não é uma tarefa fácil, principalmente para novos expositores – ou pelo valor do investimento ou pela demora em fechar o local.

Uma das maneira de superar essa dificuldade e conseguir uma boa localização para o seu stand é através do compartilhamento do investimento com um parceiro de negócios relacionado ao seu.

Converse com seus vendedores ou tente se conectar com um expositor estabelecido que tenha um negócio relacionado ao seu.

#3 EXALTE OS SENTIDOS

A demonstração de um produto é uma etapa muito importante para a venda de qualquer produto, portanto, garantir que as pessoas que visitarem seu stand possam experimentar seu produto ou serviço é imprescindível. Deixe os visitantes do seu stand tocarem, verem, sentirem, escutarem ou provarem o seu serviço ou produto.

Alguns exemplos para inspirar a exaltação dos sentidos em seu stand:

Se sua empresa vende travesseiros personalizados e cheirosos, exiba-os em um local apropriado e tenha amostras para que os compradores possam tocá-los e cheirá-los.

Se sua empresa desenvolveu um novo pacote de software, garanta múltiplos terminais de computadores disponíveis para que os visitantes possam experimentá-lo durante a feira.

#4 MANTENHA AS COISAS SIMPLES

Não exagere nas imagens do estande!

Uma imagem grande que pode ser vista de longe tem provavelmente um impacto muito maior que muitas imagens pequenas acopladas em um único lugar.

Um simples slogan chamativo que descreve seu negócio pode dizer mais que muitos blocos de texto espalhados pelo stand.

#5 ATENÇÃO A FIRULAS E BRINDES

Firulas e brindes podem ser um grande direcionador de tráfego para seu stande.

Realizar um concurso, fazer uma demonstração de produto barulhenta, dar doces, contratar uma massagista ou um mágico e oferecer massagens grátis podem ajudar bastante.

Porém, não se esqueça que as firulas e brindes oferecidos devem estar conectadas com a imagem da sua empresa e a sensibilidade de seus clientes.

#6 GARANTA PESSOAL TREINADO PARA SEU STAND

Sem uma equipe treinada, alto tráfego e alta conversão para dentro do seu stand não conseguem gerar a conversa adequada entre sua empresa e potenciais clientes.

Portanto, não se esqueça que a equipe do estande deve estar muito bem preparada, ser bem treinada, amigável e experiente.

Deve estar claro para eles quais são as metas da presença na feira e o que eles devem fazer para ajudar a atingi-las.

CONCLUSÃO

Planeje um local de alto tráfego, mas saiba que não é tão fácil assim consegui-lo e que dividir o investimento com um parceiro de negócio relacionado pode ser uma boa alternativa.

Exalte os sentidos dos seus potenciais consumidores a partir de demonstrações fantásticas. Lembre-se, demonstrações são uma etapa fundamental de qualquer venda.

Mantenha as coisas simples. Nada de um monte de imagens e inúmeras mensagem diferentes.

Atenção a conexão de firulas e brindes à mensagem de sua empresa e ao perfil de seus clientes.

Não adianta nada ter um alto tráfego e uma alta conversão de pessoas para seu stand se seu pessoal não consegue atender bem esses potenciais clientes. Garanta que os seu staff esteja treinando e ciente do objetivo e metas da empresa na presença da feira.

E Bons Negócios!
Fonte: sharespot